UA-83015342-1 Nascidos Para Vencer: José Gomes Jovem talento da semana do UEFA

sábado, 15 de outubro de 2016

José Gomes Jovem talento da semana do UEFA

Melhor marcador e Jogador de Ouro no Campeonato da Europa de Sub-17 da UEFA de 2016, competição na qual eclipsou Paco Alcácer como goleador-mor de sempre, José Gomes, ou "Zé Golo", como também é conhecido, chegou à equipa principal do Benfica na presente temporada e tornou-se no mais jovem jogador das "águias" a actuar na Europa, com 17 anos e 174 dias.
Nomes: José Gomes
Clube: Benfica
Estreia: 9 de Setembro de 2016 contra o Arouca
Posição: Avançado
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 8 de Abril de 1999 Pré preferencial: Direito
Altura: 1,78m
O que dizem
"José Gomes tem vindo a trabalhar bem. Este processo teve de ser acelerado [por causa das lesões dos outros atacantes], mas às vezes as coisas acontecem assim. Os jovens jogadores têm de estar preparados porque às vezes as oportunidades surgem quando menos se espera. Tal como outros jovens da equipa B e dos juniores, vem trabalhando com os seniores há algum tempo e tem dado boa resposta. Ele é o exemplo da qualidade e dos jogadores feitos no Benfica, e sabe o que isso significa. Conto com ele."Rui Vitória, treinador do Benfica

"Vejo José Gomes como um talento natural que poderá ser o ponta-de-lança de Portugal num futuro não muito distante. É um goleador nato, mas porque é tão bom tecnicamente, também gosta de ter a bola. É um 9 capaz de fazer a diferença, a jugar pelo que vimos até agora e nos desempenhos no EURO Sub-17."
Nuno Gomes, antigo avançado do Benfica e director-geral da academia do clube
Origens Nascido na Guiné-Bissau, antiga colónia de Portugal situada na parte ocidental de África, José Gomes ingressou no Benfica depois de ter chamado a atenção durante um torneio jovem disputado no Algarve, em 2011. Marcou golos com regularidade e, depois da brilhante participação no EURO Sub-17, neste Verão, estreou-se na equipa B dos "encarnados" em Agosto. Contudo, com o treinador Rui Vitória a enfrentar uma crise de atacantes no mês passado, José Gomes passou a treinar mais frequentemente com os seniores e fez o primeiro jogo ao entrar nos instantes finais da vitória fora, por 2-1, frente ao Arouca, em jogo da Liga portuguesa. Debutou depois também na UEFA Champions League, ao participar na derrota do Benfica, por 4-2, no terreno do Nápoles, a 28 de Setembro, situação que o tornou no jogador mais novo de sempre do Benfica a actuar numa competição de clubes da UEFA, com 17 anos e 174 dias.
José Gomes: melhor marcador do EURO Sub-17 Veja o "hat-trick" de José Gomes à Áustria Estilo de jogo José Gomes é um finalizador natural, um predador letal dentro da grande área, como se pôde ver no passado mês de Maio durante o EURO Sub-17, disputado no Azerbaijão. Os seus colegas de equipa colocam a bola na área para José Gomes fazer o resto – e o facto de cinco dos sete golos marcados na prova terem acontecido de cabeça ilustram bem o talento do avançado.
Parecenças Para os adeptos mais antigos do Benfica, há um nome que vem à cabela quando se pensa em José Gomes. O estilo de jogo do jovem e o instinto matador faz lembrar o ex-avançado Nené, que actuou no clube durante as décadas de 1970 e 1980. Autor de 363 golos em 576 partidas realizadas pelas "águias", Nené ajudou Portugal a chegar às meias-finais do Campeonato da Europa da UEFA de 1984, tendo marcado um golo importante na vitória, por 1-0, sobre a Roménia.
Conheça o "Zé Golo", avançado de Portugal Momento de afirmação José Gomes deu mostras de enorme talento ao assinar sete golos em apenas cinco jogos realizados na UEFA Youth League da época passada. Anunciou-se depois a uma audiência mais vasta ao igualar os números quando Portugal conquistou o EURO Sub-17, em Baku, entre os quais se incluiu um "hat-trick" na vitória sobre a Áustria, por 5-0, nos quartos-de-final. Jogador de Ouro do EURO Sub-17 de 2016:
José Gomes Melhor cenário O prodígio atacante do Benfica tem somente 17 anos, por isso, no curto prazo, deverá ter menos oportunidades para jogar quando os experientes Jonas e Raúl Jiménez recuperarem das respectivas lesões. No entanto, caso continue a progredir como até agora, e consequentemente a acumular minutos em campo e experiência, poderá ter lugar entre os convocados de Portugal para o EURO Sub-21, a disputar na Polónia no próximo Verão. E já vimos do que é capaz de fazer em fases finais!
O que ele diz
"Sou ponta-de-lança, o meu trabalho é fazer golos, por isso estou muito satisfeito [ser o melhor marcador do EURO Sub-17]. Quero trabalhar no máximo, melhorar em todos os treinos e jogos, e chegar à primeira equipa do Benfica."
José Gomes após o êxito de Portugal na prova realizada no Azerbaijão
"Foi um dia especial para mim. Estou satisfeito por ter feito a estreia neste estádio e também contente por termos ganho. Quero agradecer aos adeptos todo o afecto que têm mostrado por mim." Reacção de José Gomes após estrear-se nos jogos em casa na Liga portuguesa, diante do Braga, a 19 de Setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...